Visando a preservação do meio ambiente e cuidados com as lagoas e nascentes, a Prefeitura de Onça de Pitangui firmou convênio com a Ama Pangeia, no qual através do projeto “Águas Eternas”, realizará o trabalho de desassoreamento das lagoas e recuperação das nascentes. O projeto abrange também a conservação das lagoas, por isso, são usados recursos que evitam que os resíduos de currais, dentre outros poluentes, possam atingi-las. O projeto “Águas Eternas”, foi fundado pela Ama Pangeia há 7 anos, atuando em Pará de Minas e região, com o objetivo de contribuir permanentemente para a produção de água nos municípios e este começou a ser expandido, chegando à Onça de Pitangui, através do apoio da Prefeitura.