Visando a preservação do meio ambiente e cuidados com as lagoas em torno do município a Prefeitura de Onça de Pitangui firmou um convênio com a Ama Pangeia, no qual através do projeto “Águas Eternas”, realizará o trabalho de desassoreamento das lagoas. O projeto abrange também a conservação das lagoas, por isso, são usados recursos que evitam que os resíduos de currais, dentre outros meios poluentes, possam atingir as lagoas que são cuidadas.

O projeto “Águas Eternas”, foi fundado pela Ama Pangeia há 7 anos, atuando em Pará de Minas e região, com o objetivo de contribuir permanentemente para a produção de água nos municípios.

Uma das principais ações realizadas é o desassoreamento dos mananciais de captação, a exemplo dos ribeirões dos Paivas e Paciência, mas também, lagoas existentes em propriedades rurais também são beneficiadas pelo projeto.

Neste ano o projeto Águas Eternas começou a ser expandido e chegou a Onça de Pitangui, através do apoio da Prefeitura.